Tudo sobre o Mercado Pago
Para falarmos sobre o Mercado Pago, é preciso retroceder um pouco na história do Mercado Livre, porque foi lá onde tudo começou.
Foi em 1999 que o Mercado Livre surgiu atuando em alguns países da América do Sul, como Brasil, México, Uruguai, Chile e Argentina com o intuito de unir compradores e vendedores através da internet.
Tudo começou na Argentina, em 1999, quando o Mercado Livre foi fundado em agosto pelo CEO Marcos Galperin.
Seu crescimento foi ocorrendo de forma impressionante e hoje o Mercado Livre está presente em 13 países.
No Mercado Livre vendedores e compradores se unem, podendo vender e adquirir produtos diversos, sendo novos ou usados.
A loja já alcançou a marca de 101,3 milhões de itens vendidos no ano de 2014, sendo que a receita líquida atingiu US$ 556,5 milhões, um crescimento de 17,8% comparado a 2013.
Desde que foi lançado, a partir de então, durante a década de 2000, a empresa foi se expandindo cada vez mais e é hoje uma das empresas que mais cresce na América Latina.
Dentro de sua ampla estrutura, o Mercado Livre passou a oferecer serviços complementares e o Mercado Pago é um deles.
De acordo com dados da Comscore, empresa dos EUA de análise da internet, o Mercado Livre já o 11º site mais visitado do Brasil e, como marketplace, é líder em visitas no e-commerce, superando nomes de peso como Lojas Americanas, o rival OLX, Netshoes, o concorrente Bom Negócio e outros como Submarino e Walmart.
A quantidade de itens vendidos dentro do Mercado Livre também cresce anualmente, e já passou da marca dos 22%. Por isso, a empresa pecisou pensar em um serviço para fortalecer ainda mais esse setor.
Dentro disso, a plataforma de pagamentos MercadoPago virou uma espécie de braço direito do Mercado livre e já chegou a 46,3 milhões de transações, representando um crescimento de 46,7%.
Boa parte desses dados é graças aos brasileiros, país onde a empresa tem a sua maior representatividade. Cerca de 50% de participação do Brasil, para se ter uma ideia.
O que é o Mercado Pago?
É um serviço de pagamento oferecido por uma das maiores empresas de marketplace do mundo, o Mercado Livre. Trata-se de uma forma de pagamento do Mercado Livre e faz parte do grupo E-Bazar e pode ser usado em sua loja virtual dentro do Mercado Livre ou nos seus anúncios dentro do Mercado Livre.
Trata-se de mais uma forma de pagamento que você pode utilizar em sua loja e contar com alguns benefícios, como receber em diversas formas de pagamento, podendo receber em diferentes bandeiras, inclusive com o Cartão Mercado Livre, onde você pode parcelar em até 24 vezes.
Estima-se que o Mercado Pago tenha aproximadamente 109 milhões de usuários certificados, registrados e ativos.
A plataforma de pagamento está presente em seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela.
Em 2013, dados apontam que foram realizadas 31,5 milhões de transações pelo sistema, movimentando um volume superior a US$ 2,5 bilhões.
Desta forma, o MercadoPago vem apresentando bom desempenho entre os usuários e mostra um crescimento a cada ano.
Como funciona o MercadoPago?
É bem simples o funcionamento do MercadoPago:
Basicamente, como é o funcionamento do Mercado Livre, um vendedor anuncia o seu produto e colocar seus valores e formas de pagamento.
O comprador se interessa, pode fazer perguntas antes e, caso queira comprar mesmo, ele pode definir a sua forma de pagamento dentro do MercadoPago.
Em seguida, o vendedor é informado pelo sistema que o pagamento foi efetuado, e o mesmo já pode enviar o produto.
Comprador confere a mercadoria e comunica ao MercadoPago que está tudo certo.
O MercadoPago envia o pagamento no valor total – ou seja, no preço à vista pago pelo ao vendedor.
Agora que você conhece um pouco da história do MercadoPago e sabe como ele funciona, fica muito mais fácil confirmar na plataforma de pagamento do Mercado Livro.